Aceitamos submissões da parte de estudantes, investigadores e docentes das universidades portuguesas, mas não só. Estas deverão impreterivelmente seguir o formato Microsoft Word (.doc/.docx). Podem ser enviadas para geral@revistaminerva.pt.
Aceitamos ensaios, crónicas, criticas, e outros géneros e formatos. As vossas propostas podem chegar-nos numa fase já concluída ou podem, também, enviar-nos versões incompletas, meros esboços ou mesmo apenas ideias. Todos os temas de âmbito universitário são bem-vindos: Artes e Letras, Ciências, Engenharia, Direito, Arquitectura, Psicologia, Medicinas, Ciências Sociais, e tudo o resto. Podem escrever sobre temas das vossas áreas de estudo e investigação ou sobre os tópicos que preferirem. Aproveitem conteúdos desperdiçados — trabalhos para cadeiras e seminários, capítulos de teses, apontamentos, estudos parciais, trabalhos de campo, relatórios, registos de conversas e debates, etc. — e teremos todo o prazer de ajudar a convertê-los em formato legíveis pelo público em geral.
Perante a recepção das vossas propostas, saberemos encaminhá-las para a sua justa potenciação, que pode envolver, ou não, um processo de revisão baseiado numa colaboração entre autor e revisor, numa troca de impressões em diálogo onde não há conclusões pré-estabelecidas e onde qualquer uma das partes pode replicar aos argumentos da outra, sem que se pressuponha nenhuma hierarquia que determine necessariamente o resultado final. Este é um processo sólido, que funciona muitíssimo bem, que invariavelmente melhora os trabalhos e ao qual submetemos todos os autores que publicam na revista, sejam estudantes, colaboradores ou professores.
Adicionalmente, aceitamos também pedidos e propostas sobre coisas sobre as quais gostariam de ver algo escrito ou pensado. Dentro das nossas possibilidades, tentaremos encontrar alguém que esteja interessado em concretizá-las. Aceitamos ainda projetos de curadoria de dossiers temáticos dedicados a determinados temas. Adicionalmente encontrarão aqui alguns tópicos sobre os quais gostaríamos particularmente de ver algo escrito.
Podem escrever em português, em inglês, e, se necessário, nas línguas românicas mais próximas do português.
Normas para os textos:
Estas normas são genéricas, recomendadas mas não absolutamente vinculativas. São um quadro geral de referência para ajudar os autores a terem uma estrutura com que trabalhar, mas são também flexíveis e adaptáveis de caso para caso. Não forçamos necessariamente os autores a adoptarem um modelo de formatação e de referências específico.
Recomendamos: Times New Roman, 1,5 espaçamento. Limite geral de 5000 palavras (flexível). Notas de rodapé — ou de fim de texto — para as citações. Referências bibliográficas no final do documento, se necessárias. Indicação da origem de todas as imagens utilizadas.
Textos já publicados:
Poderão encontrar textos já publicados, aceites ou em processo de elaboração aqui.