Os japoneses aparentam, para o observador externo, ser um povo homogéneo. No entanto, as estatísticas antropológicas e sociológicas indicam a existência de algumas etnias minoritárias com características muito distintas e interessantes. Entre o povo mais comum (a etnia Yamato), temos também os seus povos indígenas, pessoas de raça mista, e imigrantes residentes no Japão. Em particular os povos indígenas possuem uma história e posição atual interessante de várias maneiras. Um pouco de informação sobre eles:
Povo Ainu
Grupo étnico indígena do Japão e da Rússia. Habitam as ilhas japonesas referidas como Ezo, hoje conhecido como Hokkaido. Os seus inícios remontam o século XIII e expandem-se até ao presente.
O número oficial de ainus é 25 mil, mas estimado em 200 mil. Têm uma língua própria, e a religião que praticam venera a natureza, muito como o xintoísmo, praticado pela maior parte da população japonesa atualmente.
Pontos interessantes da sua cultura incluem:
- Tatuagens
Estas simbolizam maturidade e proteção contra maus espíritos.
Fig.1 – Tatuagens tradicionais Ainu.
O seu vestuário é feito com materiais naturais, como pelo ou penas de animais, ou fibras retiradas de árvores, e os seus sapatos são feitos com escamas de peixes ou pele de veado.
Fig. 2 e 3 – Trajes tradicionais Ainu.
- Religião
Historicamente, o animismo seria o termo mais aproximado para caracterizar a religião Ainu, que se centraliza na veneração da espiritualidade presente em todos os seres vivos, como animais e plantas, e até ferramentas. Estes espíritos, ou os deuses ainu, chamam-se Kamui. Nesta religião, não existe um deus ou ídolo supremo.
Com o passar do tempo até à atualidade, o budismo foi-se tornando a sua religião principal, devido ao aumento do contacto com o povo japonês “comum” (Yamato).
Fig. 4 – Estátua de espírito Kamui.
- Arquitetura
As casas ainu, chamadas de chise, eram construídas utilizando materiais naturais. Estes variavam um pouco consoante a região, mas normalmente são reconhecidas pelo seu aspeto exterior retangular, com telhado e paredes de folha de bamboo.
Fig. 5 – As casas “Chise”.
Povo Ryukuano
O povo ryukyuano é um grupo étnico nativo das ilhas Ryukyu. Eles falam uma língua ryukyuana, e o seu número estimado de habitantes ronda acima dos 2 milhões. Tal como o povo Ainu, praticam uma religião mista, focada na natureza, e também na veneração dos seus antepassados. Geneticamente, são uma mistura do povo japonês Jomon e de outras populações asiáticas.
Fig. 6 Traje tradicional Ryukyuano e dança tradicional “Zo”.
Aqui ficam algumas curiosidades sobre o povo:
– Existem na verdade cinco línguas Ryukyuanas: Amami, Okinawa, Miyako, Yaeyama e Yonaguni;
– As danças de Ryukyu (ou de Okinawa) dividem-se em três estilos: clássica, Zo, e moderna. Estas danças são consideradas Património Cultural Imaterial devido à sua relevância e riqueza cultural;
– Alguns pontos de passagem interessantes incluem:
Castelo Shuri: era o palácio do Reino de Ryukyu.
Fig. 7 – Castelo Shuri.
Jardim Shikina-en: O Jardim Shikina-en, ou Shichina Nuudun, era a maior villa da família real Ryukyu.
Fig. 8 – Jardins Shikina-en.
Com a sua identidade própria e culturas ricas, estes povos sofrem ainda nos dias de hoje de tentativas de abafamento por parte do governo japonês, que pretende passar uma imagem de homogeneidade étnica, tendo já contado historicamente com tentativas de assimilação destes povos para assim provocar a sua erradicação. Isto sucedeu especialmente na época Meiji (época entre os anos 1868 e 1912). Esta ideia continua enraizada na sabedoria comum da população. As culturas e história de ambos estes povos são ricas, mas na verdade a sua existência é instável, e o seu destino incerto. Esta foi sem dúvida, e permanece ainda, uma questão de preservação de identidade cultural e de direitos humanos.
Referências:
https://www.ff-ainu.or.jp/web/english/details/post-8.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Ryukyuan_people
https://en.wikipedia.org/wiki/Ryukyuan_culture
https://www.traveljapan.com.au/the-ryukyu-kingdom-a-brief-history
https://www.city.naha.okinawa.jp/kankou/bunkazai/shikinaen.html