Sugestões de Leitura: Novidades na Filosofia, Outubro 2026

Todos os meses apresentamos, com a ajuda das fabulosas Notre Dame Philosophical Reviews, oito sugestões bibliográficas com as últimas novidades no mercado editorial da filosofia.

Francis Jeffry Pelletier e Ryan M. Nefdt, Linguistic Relativity: An Essential Guide to Past Debates and Future Prospects (Oxford University Press, 2025) retraçam a história da relatividade linguística desde os seus antecedentes em Herder, Humboldt e Boas até à hipótese Sapir-Whorf e às suas reformulações contemporâneas (neo-Whorfianismo). Os autores argumentam, de forma provocatória, que nenhuma das figuras canónicas do século XIX sustentou realmente a tese da relatividade linguística no sentido forte, e reavaliam criticamente a evidência experimental recente, mostrando que as formas «fortes» ou «grandes» da tese permanecem empiricamente elusivas, enquanto as versões mais fracas ou «menores» são quase triviais para quem não é monolingue. O livro liga ainda a questão a debates actuais em linguística generativa, cognição incorporada e inteligência artificial, oferecendo um guia claro e equilibrado para um conceito persistentemente mal compreendido nas ciências humanas e cognitivas.

Peter R. Anstey e David Bronstein (eds.), Definition and Essence from Aristotle to Kant (Routledge, 2025) reúne doze ensaios que examinam a história das teorias da definição e da essência na filosofia ocidental, de Aristóteles a Kant. Os contributos interrogam o que são definições e essências, quais as suas relações lógicas e metafísicas, que tipos de entidades as possuem, que funções desempenham nas ciências físicas, matemáticas e humanas, e de que modo podemos conhecê-las. O volume revela ligações pouco exploradas entre lógica, metafísica, epistemologia, filosofia da linguagem e filosofia natural ao longo dos séculos, permitindo comparar autores e movimentos sob uma luz nova e mostrar a centralidade persistente destes conceitos no pensamento filosófico.

Rivka Weinberg, The Meaning of It All: Ultimate Meaning, Everyday Meaning, Cosmic Meaning, Death, and Time (Oxford University Press, 2026) distingue três modalidades de significado — Ultimate Meaning (o ponto da própria vida), Cosmic Meaning (o nosso lugar no esquema cósmico) e Everyday Meaning (o valor e o impacto das actividades quotidianas) — e argumenta que apenas a terceira é realisticamente alcançável. Weinberg sustenta que o Ultimate Meaning é impossível, que o Cosmic Meaning é provavelmente insignificante (mesmo que Deus exista), e que a morte não torna a vida nem mais nem menos significativa; é o tempo, necessário para a causalidade e a direcção, que simultaneamente possibilita e corrói o significado. O livro propõe uma ética da atenção e da aceitação do sofrimento e da finitude, orientada para maximizar o Everyday Meaning na plenitude do tempo.

Adam Hochman, The Race Illusion: On the Reality of Racialization and the Myth of Race (Oxford University Press, 2025) defende um anti-realismo racial reconstrucionista: não existem raças humanas, apenas grupos racializados — grupos que são erroneamente tomados por raças. Após examinar e rejeitar dez contas biológicas e sete contas sociais da raça, Hochman mostra que a diversidade biológica humana não se distribui de modo a justificar classificações raciais e que nenhuma propriedade social identificável torna um grupo uma «raça». Substituir «raça» por «grupo racializado» e «racialização» é, segundo o autor, tanto a posição teoricamente mais sólida como a mais adequada para combater o racismo.

Peter J. Verovšek, Jürgen Habermas: Public Intellectual and Engaged Critical Theorist (Columbia University Press, 2026) reinterpreta Habermas não apenas como filósofo académico, mas como intelectual público cuja intervenção na esfera pública é indispensável para compreender o seu pensamento. O livro segue cronologicamente as intervenções políticas de Habermas, desde os anos de estudante e o pós-guerra alemão até ao foco crescente, após 1989, no futuro da Europa e na política global, mostrando a consistência entre os escritos académicos e os textos públicos, bem como a evolução das suas posições. Verovšek argumenta que o compromisso político de Habermas é crucial para a sua filosofia e oferece uma reflexão oportuna sobre a defesa da esfera pública num momento em que o debate público se encontra ameaçado.

Daniel H. Frank e Oliver Leaman (eds.), The Cambridge Companion to Medieval Jewish Philosophy (Cambridge University Press, 2003) apresenta, em dezoito ensaios, os principais pensadores judeus medievais (do século IX ao XV) e os contextos filosóficos e não-filosóficos do seu trabalho. Os contributos exploram a influência do kalam islâmico, do neoplatonismo, do aristotelismo (sobretudo em Maimónides), da Cabala e da escolástica cristã, tratando temas como a linguagem sobre Deus, a criação do mundo, a liberdade humana, a providência, a profecia e a relação entre lei divina e lei humana. O volume mostra como a filosofia foi tanto contestada como integrada na compreensão do que significa ser judeu, oferecendo uma introdução abrangente a um período formativo do pensamento judaico.

Fergus Kerr, “Work on Oneself”: Wittgenstein’s Philosophical Psychology (The Institute for the Psychological Sciences Press, 2008) examina a psicologia filosófica de Wittgenstein, com particular atenção às suas últimas conferências em Cambridge sobre o tema e à influência possível do seu background católico. Kerr analisa a reacção de Wittgenstein contra um tipo excessivamente racionalista de apologética católica, o seu interesse pela psicologia experimental e por Freud, e desenvolve o famoso argumento da linguagem privada, rejeitando a ideia de pensamentos em princípio incomunicáveis. O livro discute ainda desenvolvimentos posteriores de John Wisdom, Stanley Cavell e Richard Eldridge, argumentando que o trabalho filosófico, para Wittgenstein, é sobretudo um trabalho sobre si próprio — sobre a própria concepção e o modo como se vêem as coisas.

John Gibson, Fiction and the Weave of Life (Oxford University Press, 2007) enfrenta o problema clássico de como a literatura ficcional pode oferecer compreensão e insight sobre a condição humana, apesar de se ocupar de mundos inventados e não do mundo real. Gibson propõe uma solução original que mostra que o valor cultural e cognitivo da literatura é inseparável da sua ficcionalidade e inventividade: as ficções não nos informam sobre o mundo de modo proposicional directo, mas tecem e revelam padrões de sentido que estruturam a nossa vida e a nossa compreensão dela. O livro dialoga com tradições analíticas e continentais, defendendo que a grandeza da literatura reside precisamente na sua capacidade de inventar e, ao fazê-lo, de iluminar a trama da vida.

Partilhar Artigo:

Mais Artigos

Sugestões de Leitura: Novidades na Filosofia, Setembro 2026

Com a ajuda das preciosíssimas Notre Dame Philosophical Reviews, trazemos as últimas novidades no mercado editorial da filosofia de Setembro de 2026. Eis as típicas oito sugestões que fazemos todos os meses.

Sugestões de Leitura: Novidades na Filosofia, Agosto 2026

Sempre com a ajuda das preciosíssimas Notre Dame Philosophical Reviews, trazemos as últimas novidades no mercado editorial da filosofia, desta vez centradas em Agosto de 2026. Eis aqui algumas das já típicas oito sugestões que fazemos com regularidade.

Sugestões de Cinema: Três Filmes sobre a Ruralidade em Portugal

Três sugestões de cinema sobre a ruralidade em Portugal: O Movimento das Coisas, de 1985; As Mulheres da Beira, de 1923; e O Crime da Aldeia Velha, de 1964.

Sugestões de Leitura: Novidades na Filosofia, Maio 2026

Sempre com a ajuda das preciosíssimas Notre Dame Philosophical Reviews, trazemos as últimas novidades no mercado editorial da filosofia de Maio de 2026. Eis aqui as já típicas oito sugestões que fazemos todos os meses.