Revistas Avant-Garde em 1920-30

Recordamos o mundo fantástico e espampanante das revistas de literatura e arte de vanguarda do início do século XX: o dealbar de novas formas de modernidade, já pós industrial, que existiam numa atmosfera de vigor intelectual único e até agora pouco ou nada reeditado.

Recordamos o mundo fantástico e espampanante das revistas de literatura e arte de vanguarda do início do século XX: o dealbar de novas formas de modernidade, já pós industrial e prévia às grandes experiências de socialismo da primeira metade do século (União Soviética e Alemanha Nazi), que existiam numa atmosfera de vigor intelectual único e até agora pouco ou nada reeditado: manifestos surrealistas, futuristas e outros “istas” sucederam-se, vagas inaugurais daquilo que se entendiam serem novas eras para a arte eram propostas, e tudo era apresentado com uma inocência violenta, despreocupada e descomprometida com as avaliações presentes ou posteriores, e ao mesmo tempo um enorme sentido de sabedoria e de responsabilidade face às culturas anteriores, dado que qualquer um desses movimentos reconhecia bem as suas heranças. Deixamos aqui várias capas de revistas da década de vinte, de onde destacamos, por exemplo, uma incidência desse entusiasmo demolidor, quando num número da revolução surrrealista, o seu editor, Antonin Artaud, declara sem grandes dúvidas que está-se a entrar no ano que marca o “fim da era cristã”. Temos muito a aprender com estas manifestações. Desfrutem!

Partilhar Artigo:

Mais Artigos

Scripta aliena surripere: Ricoeur e Burkert sobre Mitos e Mitologia

Ricoeur e Burkert sobre mitologia: o mito é narrativa tradicional que pretende sentido e verdade, tautegórica e não alegórica. Nem logos o esgota nem a função o decifra por completo; o mito é saber por histórias, síntese a priori que orienta o real, sem se reduzir a ele.

Notas sobre a politização de uma vida

Memórias de um processo político: não linear, nem ideologicamente puro. Feito de alertas de infância, de moedas que mudavam de nome, de perguntas lançadas sobre o colonialismo, de punhos erguidos por educação e de votos depositados com a mão tranquila. A política começa em cada um de nós, nas contradições que habitamos, nas perguntas, nas escolhas que fazemos mesmo quando ainda não lhes damos o nome de política.

Como funcionava uma Empresa na União Soviética? Um exercício de macroeconomia comparativa

Partindo de Ronald H. Coase, pergunta-se o que resta duma empresa sem mercado. A URSS foi o teste: a «firma» soviética tinha organograma capitalista, mas anatomia de repartição, feudo e autarquia. Metas rígidas, bónus descontínuos e o efeito catraca levavam a esconder capacidade, sacrificar qualidade e inchar verticalmente. Sem preços, deixa-se de maximizar lucro em prol de "cumprir o plano".

Resistir à Sedução Tecnológica: O Caso da Inteligência Artificial

A IA dá respostas imediatas, mas o capitalismo da vigilância extrai dados íntimos e gera um “sujeito algorítmico” incompatível com o desejo humano. Urge resistir eticamente à sedução das máquinas para preservar o equilíbrio entre técnica e humanidade.