Imagem

Os primórdios do Reino Suevo: de onde veem e como à Ibéria foram parar, um estudo histórico.

Imagem

Na entrada que S. Isidoro de Sevilha faz à sua Suevorum Historica, muito embora curta e ambígua, traz-nos uma ideia particularmente interessante a respeito do primeiro Rei Suevo na Ibéria, Hermerico: enquanto um dos componentes da confederação germânica que entra na Península…

Imagem

…Ibérica em 409, ele não é chamado, aquando da data, de rex; ele é um “principe” que, na maturação do seu Reino, tornar-se-á Rei, com a formalização de uma Monarquia de carácter hereditário. O facto de não haver dúvidas, entre a Nobreza Sueva da altura, que ele pertencia à realeza (razão pela qual não há conflitos em torno da sucessão neste reinado), deixa-nos a questão: quem é Hermerico, que noção traria a sua tribo, antes da passagem à Ibéria, e por que razão há uma linhagem Sueva paralela a esta (também de Reis), na antiga região onde estavam instalados (por exemplo, um rex Hunimundo, em 455, que combateu aliado aos Gépidas na Batalha do Nedao, contra os Hunos). Eis o que este ensaio procura enquadrar.

[ver abaixo] Aquando da entrada de 409, S. Jerónimo (em uma carta à viúva franca Ageruquia), nomeia os…

Imagem

…Povos que entraram na Península Ibérica. Perguntam-se vós: onde estão os Suevos? Responder-vos-ei: estão, mas implícitos. Eis o que é.

No ano de 20 d.C., diz-nos Tácito que Marobodus, rei dos Marcomanos (que, no ano 9, conquistara a Boémia, que havia sido despovoada pela…

Imagem

…tribo celta Boii), unificara as tribos Suevas sob a sua tirania, razão pela qual foi abandonado por duas das tribos que compunham esta confederação: os Semnones e os Longobardos – ademais, um nobre gotão exilado por ele, chamado Catualda, invade a Marcomania (Boémia) com…

Imagem

…tropas e depões Marobodus, sendo este obrigado a fugir. Dobra o Danúvio na província Nórica, sendo conduzido pelo Imperador Tibério para Ravena, onde lá ficara sob vigia, junto com os seus Suevos (é o que diz no ponto [63], Marobodus era exposto ao público aquando de tentativas de conspiração Suevas dentro do seu círculo). Catualda, não obstante, também foi expulso do Reino por Vibílio, chefe dos Hermúnduros, sendo exilado na Gália Narbonense, também com o seu bando de apoiantes. Eis que, para conter os ânimos de ambos os bandos, o Imperador Romano toma a decisão de instalá-los além-Danúbio, na região entre os rios Maro [Morava] e Cusus [Váh], e dando-lhes um Rei, Vannius, que era pertencente à tribo dos Quados (talvez até já Rei deles antes de ser fazer Rei de toda esta confederação). Esta porção de território atribuído não é uma mera coincidência. É o território onde, segundo Cláudio Ptolomeu, já habitavam os Quados. Segundo a Germania de Tácito, a linhagem de Tudrus [de onde Vannius descende] permaneceu na governança desta confederação. Isto será importante para…

Imagem

Imagem

…prosseguir com o ensaio.

Aquando de 358, Amiano Marcelino nomeia, no Reino dos Quados, dois regales: um Vitrodorus, filho do Rei Viduarius; e um Araharius. Cada um tinha os seus subregulus [os seus segundos] – Agilimundo, subregulus de Vitrodorus; Usafer (que era um…

Imagem

Imagem

…príncipe Sármata), subregulus de Araharius; e cada um governava os seus territórios dentro da confederação: Vitrodorus, a parte Ocidental [onde estava a Brigetio deste episódio de Amiano, atual Szony]; Araharius, a parte Oriental. Isto fora em tempos de guerra, na narração de um encontro entre Vitrodorus [acompanhado de Agilimundo] e Constâncio II de Roma, na qual realizam as pazes após um conflito. É necessário referir que estes não eram os únicos regulus da confederação pois, como consta logo a seguir, outras “nationum et regum” desejavam…

Imagem

…fazer as pazes com o Imperador por si.

Há uma agravante que precisamos de exortar aqui: o rex Quadorum, dentro da confederação, nada mais era do que um dos regulus que recebia a legitimação de Roma. Pelo que, aquando da narração de Amiano Marcelino, o filho do Rex, diga-se descendente também de Vannius, é somente chamado de regulus pois não havia recebido o sinal verde do Imperador – e, sabendo o quão costumeiro era esta atribuição aos descendentes de Tudrus, estamos diante da tese: o rex Quadorum coincide com o regulus dos Quados Ocidentais, sendo muito provável que a revolta de Vitrodorus dever-se-ia à demora para esse reconhecimento (ou, por iniciativa Quada, a revolta para a renegociação dos termos de subordinação). De qualquer das formas, a paz consomar-se-á até 374.

Nesse ano, Valentiniano I, com o…

Imagem

…intuito de querer proteger o limes Romano, ordenara a construção de fortificação no meio do País dos Quados (nomeadamente na sua parte Oriental). Estes revoltaram-se e, embora o texto não o diga, pressionaram o rex Quadorum a intervir junto de Roma. A consequência, como…

Imagem

…aqui é narrada, foi esta: o rex Quadorum da altura, Gabinius, é assassinado pelo Dux da Valéria, Marceliano, fingindo preparar-lhe um banquete. Em consequência, os Quados aliam-se aos Sármatas e invadem a Panónia Romana: esmagam duas Legiões [a Moesiaca e a Pannonica], e só…

Imagem

…não conquistam a cidade de Sírmio [atual Sremska Mitrovica] porque a cidade conseguiu resistir na pessoa do seu comandante. A vingança, narra-nos Amiano Marcelino no seu livro XXX das Histórias: na Primavera de 375, Valentiniano I dobra o Danúbio e adentra o Norte da…

Imagem

…Sarmácia, dizimando os Quados, voltando triunfalmente no fim do Outono.

Eis a pergunta: quem governa depois de Gabinius? Aquando de Nov/375, nas negociações de paz, os embaixadores Quados não representam o seu Rei, senão os próceres desta Nação. De modo que, primeiro,…

Imagem

…poderemos assumir que Gabinius faleceu sem deixar linhagem (improvável); dois, poderemos assumir que a confederação Quada depôs o sucessor menor de Gabinius, junto com o seu subregulus Agilimundo, dando um outro caudilho à confederação. Isto implica um período delimitado, mas o mais provável é que as campanhas dos Quados na Panónia foi realizada sob um regente, cujo nome não se sabe. O que se sabe é que, depois desta ocasião, não mais se ouve falar de Rex Quadorum.

A junção dos descendentes dos Reis Quados agora depostos com os ancestrais da nobreza marcomana (que nunca se chamou Quada, e sim Baemi, em preito à tribo Boii já mencionada – é assim que os chama Ptolomeu) darão azo ao renascimento de outro nome: Suevo.

Eis a razão pela qual S. Jerónimo não chama as tribos da Ibéria de Suevos, mas de Quados [São…

Imagem

…Gregório de Tours chega a dizer que os Suevos são Alamanos]. De modo que podemos teorizar a parcela mínima de Suevos que avança para a Ibéria (justamente a parte marginalizada da confederação), equivale à Quada Ocidental, com Hermerico enquanto filho deposto de Gabinius.