Em pleno: mulheres e tecnologia, activismo e crime, namorados, armas e democracia, sobredotados e transtorno, caricaturas, marinhagem e camionagem, Deleuze, guerra, castelos, Aljubarrota e muito mais. Na capa, Maria da Graça Carmona e Costa (1932-2024), recentemente desaparecida, patrona das artes, coleccionadora e galerista, criadora da Fundação Carmona e Costa.
Mulheres na Tecnologia – Um Longo Caminho Para a Igualdade
Inês Nobre de Almeida escreve sobre a obra 50 Women in Technology, editada em 2023 pela Aurora Metro, com biografias de algumas pioneiras e entrevistas a vinte e seis mulheres notáveis na área da tecnologia.
Dez Séculos de História: o Castelo de Noudar
Rafael Mira sobre o castelo de Noudar, classificado como monumento nacional desde 1910, um exemplo da arquitetura militar de fronteira, com a particularidade de ao longo do tempo ter estado sucessivamente em ambos os lados.
Crítica: «Ato de Criação», Gilles Deleuze, 1987
Tiago Cravidão sobre a conferência de Gilles Deleuze em 1987, identificando o principal conceito que emergiu desta leitura, o de corte, que convoca Pasolini, Rivette e Herrigel para complementar a reflexão sobre o que pode ser afinal um ato de criação.
A Guerra, o Meio-Ambiente e o Boicote como Forma de Protesto
Diana Ferreira Carvalho com uma breve panorâmica do impacto da guerra no meio-ambiente e de como boicotes públicos, organizados ou informais, podem influenciar, ou não, políticas militares de países e blocos.
Não há machado que corte a raiz ao desalento?
Primeira entrada de uma série de colaborações regulares de Pedro Brito, professor de educação visual e cartoonista espontâneo, com uma caricatura intitulada “Triangulação” e uma breve crónica associada.
Contra o Expresso
Nota editorial que tenta ensinar ao jornal Expresso como é que se faz uma reportagem sobre a recente exclusão de um jornalista de uma conferência privada, sem sensacionalismo e sem corporativismo.
São Estas Pessoas “Políticos”, “Activistas” Ou “Criminosos”?
Como devemos tratar estas pessoas — envolvidas em actividade civil, política, e criminosa — quando as citamos em colóquio, as entrevistamos para um orgão de comunicação social, ou nos referimos a elas em conversa informal?
Recomendações de São Valentim
Manuel Dias Dinis traz-nos algumas sugestões de música e poesia para o dia dos namorados: Auden, Linklater, Grieg, The King’s Singers, Cohen. Uma são pessimistas, outras optimistas, umas cómicas e outras sérias.
A Arma de Fogo: Democratizadora dos Conflitos entre Civis
Sobre uma perspectiva pouco familiar para o europeu comum: o da arma de fogo como elemento que força uma igualdade no mundo dos confrontos físicos activos ou latentes.
De Bond a Bondage
Um excurso sobre o conceito de obrigação financeira e toda essa constelação de significados, desde os primeiros títulos de dívida, anteriores ao dinheiro, até ao casamento e às práticas estéticas do sado-masoquismo.
Maquiavel, Don Rickles, Adolfo Hitler, Drácula
Quatro personagens unidas por um critério sem nexo aparente. Fica ao critério do leitor encontrar as associações que levaram ao seu encontro nesta publicação.
Será o Problema Evidencial do Mal Inconsistente com a Existência De Deus?
Charles da Silva Rodrigues examina a premissa do argumento evidencial do mal, “provavelmente, há instâncias de mal gratuito”, embora muito sofrimento não sirva qualquer propósito benéfico, sendo este mal não justificado. Será o problema evidencial do mal inconsistente com a existência de Deus?
Dupla Excepcionalidade (Sobredotação e Transtorno) — Revisão Bibliométrica
Virgílio Martins da Silva apresenta um estudo bibliométrico sobre a dupla expecionalidade: a concomitância de altas habilidades cognitivas com desordens psiquiátricas.
O “Paradoxo da Tolerância” e o Vandalismo Político
Relembrando, pela 105ª vez, o famoso “paradoxo de Popper”, o paradoxo da tolerância, a propósito de vandalismo político.
Breve Nota sobre Assédio Moral e Sexual na Universidade
Sobre como são muito diferentes, sendo assédio moral muito frequente e assédio sexual muito raro.
Séries Visuais sobre Cinema:
Disturbed Young Girls, Female Revenge,
Disturbed Women, Bad Romance
Another set of entries by the keen eye of Mafalda Simão Leal consisting of visual frames from movies united by common themes, this time related to girls and women, disturbed and vengeful, and, in part II, disturbed older women and bad romances.
Boa Hora — No Pulso do Pontífice
Nuno Margalha traz- nos mais uma rubrica sobre relojoaria. Quando se é o Bispo de Roma, a “modéstia” pode ser subjectiva: mas Francisco I de facto usa um Casio MQ-24-7B2 e umSwatch Once Again.
Peace to Mutants #9 — Carm Mascarenhas, Betty Davis, Goblin
One more foray into the musically obscure, featuring a Goan songwriter, a funk goddess and the prog- rock soundtrack for Profondo Rosso.
O Assento das Ensinanças — Três Excertos sobre a Batalha de Aljubarrota
Primeira entrada de uma nova rubrica sobre história, medieval e não só, da autoria de João Manuel Almeida, esta versando sobre a batalha mais famosa da história de Portugal.
Do Restauro de uma Reputação
Três oldies do nosso arquivo: primeiro, António M. Pereira sobre as peripécias impostas a um comediante pela versão mais agressiva do movimento feminista MeToo.
Psicopolítica: Princípio, Método e Fim da Política
João Rochate da Palma sobre a crise hodierna dos sistemas, propondo uma psicopolítica que colmate as carências da investigação e do exercício político moderno.
Pedra de Toque
Por último, Cristina Costa sobre momentos de reconhecimento de carácter moral no filme Pretty Woman, de 1990, uma adaptação parcial de La Traviata e La Dame aux Camélias.
E, por último, sugestões e homenagens:
A Perseguição no Cinema: da Comédia Muda a Bullitt (1968) e Apocalypto (2006)
Um breve panorama do uso tópico do tropo da perseguição no cinema, assim como de filmes que podem ser considerados inteiramente chase movies.
Duas séries de sugestões de cinema: uma, dedicada a filmes com o mar — ou águas — e marinheiros; outra, a filmes com camiões de transporte de longo curso, ou motoristas, como cenário ou como adereços. Ver todas aqui.
Fotografia de Maria da Graça Carmona e Costa (1932-2024), recentemente desaparecida: patrona das artes, coleccionadora e galerista, criadora da Fundação Carmona e Costa.
Créditos: Manuel Botelho, 2018.