Edição: Janeiro 2025

Ano novo: madrinhas de guerra, Elon Musk, Kierkegaard e Dreyer, burguesia racista, Severino Ngoenha, teatralidade, filosofia na FCUL, dress stories, porcos fascistas, o cânone, Nonesuch Records.

ENSAIO

Relembrar Outras Frentes de Combate em 1914-1918: as Madrinhas De Guerra

As madrinhas de guerra foram uma invenção criada pela necessidade de se manter o moral dos combatentes da I Grande Guerra, de modo a evitar insubmissões e deserções entre os contingentes militares.

Uma Aproximação Lírico- Dialética a Kierkegäard via Carl Dreyer

Agrilhoado nas malhas da lógica e do discurso, Johannes, de Silentio, fixa a monstruosidade do paradoxo em espanto, desespero e impotência. Johannes, de Dreyer, habita o paradoxo, o lugar da não linguagem, da alegria e da restituição. Entre ambos, uma ponte invisível.

A Reconciliação Nacional e a Paz: Leituras Crítico- Filosóficas em Severino Ngoenha

Sobre a conciliação e a busca da identidade moçambicana, acordos de paz e reconciliação, proposta de resistência, e consenso enquanto critério para pôr uma luz no fim do túnel político.

Evolução e Perspetivas Variadas sobre o Conceito de Teatralidade

O conceito de teatralidade à luz de Stanislavski, Zola, Pirandello e Chekhov desenha a sua evolução na transição que estes autores operam dentro do contexto de mudança do século XIX para o século XX.

Grandes capas, apetecíveis conteúdos.

CRÓNICA

On Elon Musk

On how the thesis that the south- african millionaire is a “nazi” is based on absurdity and complete delusion, given his total opposition to the minority current of ethno-nationalism in today’s populist right-wing movements

O lugar da Filosofia da Ciência

Sobre o encerramento da unidade de investigação em filosofia da ciência da FCUL, onde se justifica porque foi tomada a decisão fácil e não a mais acertada.

A Burguesia Racista Saiu à Rua

Onde o autor propõe uma razão para alguns progressistas políticos ficarem indignados com rusgas só quando as pessoas são de certa cor: é porque vêem as minorias étnicas como seus animais de estimação.

Uma Presidência À Gomes

Texto de pura ficção, uma sátira sobre uma hipotética presidência da ex-deputada Ana Gomes.

Humor e ciências exactas.

ARTES VISUAIS

Dress-stories: From the 1900s to the 1980s

A monumentally interesting essay consisting of a series of illustrated tales that speak a little of the ways in which the items that have clothed us can be used to tell stories.

Na academia, mais um dia.

RUBRICA

Nonesuch Records: sobre a actualidade dos arcaísmos

Revisão histórica sobre a magnífica editora Nonesuch Records, cujo católogo prima pelo jazz, pelo experimental de vanguarda e alguma música tradicional.

Filmes de Natal, Relógios e Tempo

Filmes natalícios nos quais o tempo não surge apenas como algo que se mede e se observa, mas como um elemento central, representado por relógios que marcam momentos decisivos ou transmitem mensagens profundas sobre o sentido da vida.

Conversa: Ilustração e Artes Visuais com Maike Bispo

Ilustração e Artes Visuais é o universo que foi abordado nesta conversa com o ilustrador Maike Bispo: falou-se sobre o seu processo criativo, inspirações e novos projetos.

“Not God but a swastika

So black no sky could squeak through.

Every woman adores a Fascist, The boot in the face, the brute Brute heart of a brute like you.”

(de Daddy, Sylvia Plath)

CRÍTICA

Crítica: Porcos Fascistas — Organismos Tecnocientíficos e a História do Fascismo, Tiago Saraiva

Assente nas preocupações de Georges Canguilhem e Michel Foucault com a biopolítica, o livro explica como organismos tecnocientíficos concebidos para sustentar a nação se tornaram importantes na institucionalização e expansão dos regimes de Mussolini, Salazar e Hitler, constituindo modernidades alternativas.

Dois lembretes sobre equívocos legais.

Crítica: O Cânone, 2021, ed. António M. Feijó, João R. Figueiredo, Miguel Tamen

Mais do que o ar de afronta e polémica com que entrou ou foi feito entrar no panorama editorial português, este volume vale mesmo é pela divulgação dos autores superiores que elenca.

Funnnies! Ou not so funny, como preferirem.

Fotografia de Helene Kröller-Müller (1869-1939), filantropa alemã, colecionadora de arte, um das primeiros a interessar-se por Van Gogh. A sua colecção foi mais tarde vendida à Holanda e encontra-se hoje alojada no Kröller-Müller Museum (https://krollermuller.nl/en).