Aqui podem encontrar alguns temas sobre os quais estamos particularmente receptivos a receber submissões. A lista destes vai variando conforme o tempo e conforme os mesmos já tenham sido suficientemente abordados ou não, tanto nas nossas edições como na vida pública em geral.
Política
Textos e trabalhos sobre o antigo bloco soviético. Os prós e contras do regime. A sobrevivência de aspectos capitalistas na vida diária das pessoas. A estética visual (arquitectura, propaganda, arte) do regime.
Capitalismo: desenvolvimentos sobre aquilo a que chamamos “capitalismo tardio”/“capitalismo selvagem”. No primeiro caso, é uma descrição sem fundamento? No segundo, é uma contradição em termos?
Compatibilidades entre o comunismo e o anarquismo: a visão histórico-materialista do marxismo e a tradição anarquista; papel da religião em cada um dos sistemas; noção de propriedade e se as categorias marxistas/comunistas para a mesma encontram reflexos no anarquismo.
Ideologia ambientalista e suas problematizações. Ambientalismo como moralismo; ambientalismo como puritanismo; ambientalismo como personalização da natureza/planeta.
Critérios objectivos para estabelecimento de posições num espectro político; são possíveis categorizações absolutas ou são todas relativas umas às outras e às contingências sócio-políticas de determinada época?
Sociedade
Violência doméstica e artes marciais.
Cultura motard.
O mundo da prostituição e a literatura.
Ética na condução de veículos, motorizados ou não, em geral.
Paralelos e diferenças entre a Mocidade Portuguesa, os estudantes católicos que censuraram António Botto, e as hordas de justiceiros sociais no séc. XXI (“cultura do cancelamento“).
A Guerra Civil Americana, o sul segregationista e os partidos políticos: como foi possível (em termos político/psicológicos) ao Partido Democrata ter passado da posição segregationista para o estado actual, e o Partido Republicano ter passado de advogado da libertação dos escravos para ter representação de apenas 10% do voto negro? Estas posições são voltes-face ou evoluções na continuidade?
Se a questão da escravatura poderia ter sido resolvida sem recurso a uma guerra civil; se a secessão dos estados do sul era sancionada pela constituição; se a escravatura existiria como instituição nos dias de hoje nesses estados ou se a evolução normal das democracias parlamentares representativas capitalistas levaria ao seu desaparecimento.
A escravatura, o conflito militar e a tirania, instituições parcial ou totalmente aberrantes, como estágios de evolução no progresso das sociedades, necessários ou contingentes.
As redes sociais e a adequação ou não adequação do registo escrito, que é imperativo, à forma tendencialmente oral e vulgar mais commumente usada.
A série de filmes Jackass e o experimentalismo físico dos adolescentes.
Touradas e ética face aos animais.
Arranha-céus, elevadores e modernismo: modificações categóricas ou contingências?
Biologia
Sexo/género/biologia: quais os fundamentos naturais? É possível abordar o tópico sem um viés que aponte para o dualismo ou para o pluralismo, à partida?
Os ecossistemas dos depósitos de lixo: a interacção entre a matéria orgânica e inorgânica na vida dos microorganismos.
História
Como seria se os Aliados, na fase final da segunda guerra mundial, tivessem feito o que George Patton achava e confrontado militarmente o Império Soviético.
Século XX português: Estado Novo e o Partido Comunista Português como entidades existindo numa relação simbiótica; um alimentando a existência do outro.
Salazar e Fidel Castro: “Vidas Paralelas”. As semelhanças (longevidade, habilidade política, retórica) e as diferenças (nacionalismo/internacionalismo, personalidade recatada/ extravagante, conservadorismo/revolucionarismo).
A queda dos impérios: há uma definição universal de “império”? Se sim, há alguma teoria universal sobre a sua queda? Se não, discuta-se o que existe em lugar de “império” — e o que passa a existir após a sua “queda”.
Cinema
O estado actual da arte visual com a prevalência das plataformas digitais e da TV, por oposição a uma eventual decadência da experiência do grande ecrã.
Birth of a Nation, de Griffith, nos dias de hoje. Narrativas do bem contra o mal e questões raciais.
Magic Mike, Magic Mike XXL, Magic Mike: The Final Dance e a cultura do submundo do strip masculino: relações sociais e humanas.
Filmes de super-heróis (2000-2022). Consegue medir-se perante a grande tradição do cinema? Consegue medir-se com os westerns? Universo Marvel Studios: experimentalismo em Wandavision, What If?… e onde mais?
Economia
A existência de colónias como vantagem ou desvantagem económica para o país colonizador: argumentos a favor e contra e análises caso a caso.
Religião e Teologia
Monoteísmo e politeísmo; porque é que tendemos a considerar o monoteísmo superior?
Ateísmo como prática religiosa.
A religião e as humanidades: a estranheza de alguns estudantes de humanidades quando vêem tópicos da religião nas artes e nas humanidades.
Expressões eróticas no Catolicismo e no Cristianismo em geral.
Literatura
Eça de Queirós vs Camilo Castelo Branco: a popularidade quase unânime do primeiro e o relativo esquecimento do segundo, no contexto contemporâneo.
Manga e Hentai em geral.
Edições
Aqui serão apresentadas edições temáticas e atemáticas da revista. Para já, planeamos os seguintes conteúdos:
Poesia de vanguarda
(curadoria: João N.S. Almeida e Ana Sérgio).
Dedicada a expressões poéticas contemporâneas, o mais originais e inventivas possíveis.
Dossier temático: CULPA
(curadoria: Ricardo Fortunato)
O fantasma que nos assola a todos, em todas as culturas, com vários nomes, de manifestações misteriosas e inesperadas. Pretendem-se contribuições ensaísticas e artísticas.
TECNOLOGIA E AMOR
(curadoria: Ana Sérgio)