Da normalização do “activismo” vândalo sobre obras de arte

A brincadeira algum dia teria de acabar mal. Por brincadeira referimo-nos à recente moda, absolutamente primitiva, animalesca e enamorada da ignorância, de danificar obras de arte, em protesto contra fenómenos à arte completamente alheios como o clima ou as desigualdades económicas.

A brincadeira algum dia teria de acabar mal. Por brincadeira referimo-nos à recente moda, absolutamente primitiva, animalesca e cultista da ignorância, de danificar obras de arte em protesto. Se frequentemente as mesmas se encontram, em museus, por detrás de vidros protectores, que impedem que os típicos ataques de tinta não as desifgurem irreversivelmente, hoje não foi assim. Hoje, no Trinity College, em Cambridge, Reino Unido, manifestantes pró-palestina destruíram a pintura de Lord Balfour, primeiro-ministro inglês do início do passado século responsável por uma declaração a favor de um estado judaico. Destruíram-na não só com tinta mas também a golpes de faca, parcelando-a e deixando a sua recuperação em tons muito duvidosos. É este o destino das brincadeiras abusivas das “crianças”: deixa-se abusar, e as mesmas esticam a corda até partir e até chegar ao ponto em que o ensaio de dano se torna dano irreversível. Para o “activista” protestante, educado no fanatismo e na neurose, nada mais existe além “da causa”, seja a palestina, o ambiente ou o mundo em geral. E um neurótico sob ameaça existencial é capaz de tudo, até da ameaça à vida humana. Tivemos hoje assim a consequência, resultando em algo que no mundo ocidental é um abuso grave: a destruição de património cultural e artístico. Partilham com outros “activistas” noutras partes do mundo e da história semelhantes comportamentos: os Taliban, incorrigíveis iconoclastas, e o regime nacional-socialista alemão, notórios psicopatas avessos a manifestações de cultura estranha à sua. Pedimos assim a quem deixou que a brincadeira continuasse, entendendo que não era assim tão grave, tenha agora vergonha. Entre esses incluímos o poder político, os apologias do “activismo” extra-legal e extra-moral, a comunicação social e todos os que vêem em adultos de vinte e muito anos uma espécie de crianças rebeldes à descoberta do mundo ao invés dos embriões de psicopatas que realmente são. Fica para reflectirem, em jeito de nota editorial, com sadios e francos desejos de um bom fim-de-semana para todos.

Partilhar Artigo:

Mais Artigos

Observatório Estatístico e Longitudinal da Mobilidade Docente

O Observatório da Mobilidade Docente, ferramenta online desenvolvida por dois professores, analisa se os concursos estabilizam as escolas, não só o vínculo. Entre 2016/17 e 2026/27 regista 150 399 participações e 74 448 migrações. Descritivo e auditável, distingue permanência, fluxo e intenção, sem avaliar a qualidade das escolas ou dos docentes.

Restrições reais a livros no Ocidente contemporâneo

No tópico dos "livros banidos", a distinção entre proibições pedagógicas ou performativas em escolas e restrições concretas no mercado livre é essencial para um debate honesto sobre liberdade de expressão. Aqui apresentamos uma lista de cinquenta títulos realmente suprimidos no Ocidente.

Ensaio Documental — Paleografia de um Nascimento

Transcrição paleográfica, com notas, dos assentos de batismo e casamento dos pais, ambos em 1781, de Luiz Joaquim dos Santos Marrocos, de Lisboa. Corrige a data de nascimento, discute legitimação por matrimónio subsequente e metodologias de leitura setecentista.

Scripta aliena surripere: Ricoeur e Burkert sobre Mitos e Mitologia

Ricoeur e Burkert sobre mitologia: o mito é narrativa tradicional que pretende sentido e verdade, tautegórica e não alegórica. Nem logos o esgota nem a função o decifra por completo; o mito é saber por histórias, síntese a priori que orienta o real, sem se reduzir a ele.