O Farhud e a falsificação de Avi Shlaim
O Farhud foi um pogrom antijudaico executado em Bagdade a 1 e 2 de Junho de 1941, numa orgia de violência que deixou mais de uma centena de judeus mortos, centenas de feridos, mulheres violadas, crianças mutiladas, casas destruídas e bairros reduzidos a escombros, permitido pelo estado iraquiano aliado com a Alemanha nazi.
Capítulos das Cortes da Era de 1331
Alguns capítulos gerais das cortes da era de 1331, convocadas por D. Afonso IV, na vila de Santarém
Galeria: Ilustrações de Ofícios Medievais num Códice Polaco de 1505
Galeria de gravuras com variados ofícios medievais presentes num códice polaco, o Kodek Baltazar Behem, datado de 1505.
A Trégua de 1914
A trégua de Natal de 1914 não mudou o curso da guerra, mas mostrou que, mesmo dentro da lógica do poder, há momentos em que a obediência vacila. E, quando isso acontece, o inimigo deixa de ser um conceito e passa a ser uma pessoa.
O Tempo como Presente: Três Relógios Oferecidos que se Tornaram Lendas
Damos a conhecer três relógios oferecidos em circunstâncias extraordinárias, que se tornaram parte da história pelos melhores motivos. São histórias da relojoaria e dos seus protagonistas que nos fazem admirar as peças não pela utilidade, mas pelo significado e memória que encerram.
O Romantismo é uma falsa Contra-Revolução: Reflexos na literatura
Sobre Iluminismo e o Romantismo como forças estruturantes da modernidade, destacando a rutura entre razão e sentimento, os seus efeitos políticos, religiosos e literários, e o impacto do Romantismo na arte, na nação e na literatura portuguesa.
The Rise of Post-2010 Hardcore Woke Culture
On how hardcore woke culture is best understood not as a novel ideological development, but as a contemporary manifestation of a recurring historical pattern: radical egalitarianism pursued as a total moral project.
Quem financia o transativismo?
Uma descrição muito detalhada sobre o rasto do dinheiro e as instituições (fundações, as corporações, as ONGs, os departamentos governamentais e indústrias) que transformaram o transativismo num dos lobbies mais bem financiados do mundo ocidental.
Sobre as Baixas Médicas no Mercado Laboral Português
800 mil portugueses meteram baixa em 2024. Isto, por si só, explica muitos problemas de produtividade sem necessidade de grandes teorias económicas. Mas a divisão por género torna tudo ainda mais claro: as mulheres são 58,72% das baixas, contra 41,28% dos homens. Isto não é uma sensação, não é perceção social, é objetivo.
Manifesto para uma Outra Cidade
Sobre intervenção psicossocial e intervenção sociopolítica, reflexões presentes na obra Atores do pó na idade da pedra – uma etnografia urbana das drogas, do mesmo autor, publicada em 2023.
Danos severos ao Irão: recordando uma necessidade
Como a ideologia do regime iraniano torna inevitável a sua ambição nuclear, legitima as ações militares de Israel e dos EUA como auto‑defesa e sustenta que esses ataques foram decisivos para travar a proliferação nuclear e conter uma ameaça regional.
Novembro em Abril
Uma crítica a visões simplificadas sobre o 25 de Novembro de 1975, destacando o contexto do “Verão Quente”, a tensão social, o papel das estruturas sindicais e militares e a complexa atuação do PCP, defendendo uma interpretação histórica mais rigorosa e nuançada.
Porque não se Deve Estudar Humanidades: Carta do Pai de Ted Turner
Carta do pai do magnata da comunicação social Ted Turner, 1957, para o seu filho, quando este descobriu que o filho pretendia seguir estudos clássicos: "Estas matérias poderão dar-te uma comunidade de interesses com uns poucos sonhadores impraticáveis e com um grupo selecto de professores universitários. Deus nos livre!"
Edição: Outubro 2025
No outono: Estádio do Restelo, a igreja e o liberalismo, Edward Said, imperadores e o deboche, três burcas, a diagese imigracionista, fotografia de viagem, abril em novembro, um novo laço, relógios atómicos, consciência nacional em 1580, Dom Pedro a espancar um bispo, filmes: Parasita e Barbie.
Crítica: The Chair (2021)
The Chair retrata uma recém-eleita diretora na Universidade Pembroke. É a primeira mulher e asiática no cargo: a sua eleição pretende sinalizar uma mudança revigorante dos tempos. Mas o que se vai suceder ao longo da série irá se assemelhar mais a um pequeno solavanco do que a uma profunda revolução.
Plano de Mitigação para o Setor do Transporte Marítimo nas Fiji
Sobre um projecto das ilhas Fiji: um plano de mitigação para o transporte marítimo doméstico, abrangendo vários tipos de embarcação e definindo uma estratégia de transição energética para um setor ambiental, social e economicamente sustentável.
Exemplo prático da malvadez de Lenine: uma descrição do financiamento dos bolcheviques
Lenine era um homem tacanho, maquiavélico, violento mas cobardolas, um indivíduo horrível. Eis um exemplo prático desta malvadez, de Richard Pipes, "The Russian Revolution", sobre o financiamento do partido bolchevique. Leiam e desfrutem deste autêntico terrorismo.
Tesouros encontrados em Tempos Passados
Alguns tesouros descobertos nas edições anteriores da feira de relojoaria vintage Tempo Passado: peças que o tempo filtrou com rigor, relógios que conquistaram a admiração de todos, exemplos que continuam a brilhar na memória dos coleccionadores.
Como o ódio jornalístico faz milagres nas urnas
Há uma teoria muito famosa que nos diz que o líder de um popular partido de direita em Portugal é um produto dos media. Que o "monstro" foi criado pela televisão, vendido ao povo a cada minuto de audiência. O problema é que não é bem verdade.
Educação Jurídica e Direitos Humanos: Perspectivas Contemporâneas e Fundamentos
Análise da educação jurídica como motor de promoção dos direitos humanos, defendendo a renovação pedagógica para formar profissionais éticos e comprometidos com justiça social, em que métodos críticos e democráticos são essenciais para efetivar direitos fundamentais.
Síntese do Desembargo Régio (sécs. XIV-XV) – a execução do Poder régio em Portugal
Ensaio-síntese do Desembargo Régio, nos sécs. XIV-XV, sobre a execução do Poder régio em Portugal, com algumas considerações de pormenor.
Galeria: Fotografias de Francisco Norton de Matos
Galeria com fotografias de Francisco Norton de Matos. Na descrição do autor: fragmentos de sombras e reflexos do meu olhar, porque nas sombras encontro versões de mim que já fui, e nos reflexos o que talvez ainda serei. Tudo se mistura: o real, o sonho, o instante.
Relational Quantum Mechanics: Relations Before Things-in-Themselves
On the work of Carlo Rovelli, Relational Quantum Mechanics as conceiving all properties, not just velocity, as relative to interacting systems. Things are bundles of relations; no absolute state of the universe exists. Reality is events-between, not objects-in-themselves.
Um retorno ao Belo: uma revisitação ao Belo na Antiguidade e na Idade Média
Revisitar o conceito de Belo, com Platão e Aristóteles, Idade Média e Tomás de Aquino: não restabelecer os valores estéticos deixados pela Antiguidade e pela Idade Média, mas retornar ao marcos deixados por eles.
Direitos Humanos: um Novo Olhar na Perspectiva Da Educação
Sobre como a educação jurídica pode consolidar os direitos humanos numa sociedade global, defendendo uma formação ética e emancipatória que supere o formalismo e promova a justiça social, tornando o ensino do Direito um instrumento de efetivação e sensibilidade às desigualdades.
Contra o desprezo do inocente
A propósito de uma crónica da escritora Isabela Figueiredo com uma perspectiva muito negativa e elitista sobre o programa de entretenimento popular da RTP, O Preço Certo.
Galeria: Fotografias de Luís Moreira
Luís Moreira é um fotógrafo profissional residente em Vila do Conde. Nesta publicação apresentamos um breve portfólio do seu trabalho, com cenas paisagísticas de viagens em vários pontos do mundo.
Relógios Atómicos: histórias de uma precisão que mudou o mundo
Os relógios atómicos são as máquinas mais precisas já criadas. Do protótipo de amónia de Harold Lyons em 1949 ao estrôncio aprisionado em redes ópticas, marcaram a transição da observação dos astros para a física quântica. Hoje regulam o GPS, sincronizam a banca e testam a relatividade. E guardam histórias curiosas: um protótipo com um relógio de parede em cima, satélites “falhados” que confirmaram teorias, e cientistas que redefiniram o próprio segundo.
A consciência nacional Portuguesa em 1580
Excerto de "Consciência Nacional Portuguesa", de Martim de Albuquerque, sobre o malfadado ano de 1580, num ensaio não direcionado a colaboradores.
Balsemão: As Rodas e o Eixo Que as Liga
Balsemão não precisava de sujar as mãos. Conhecia bem os homens. Sabia que pagando-lhes bem, dando-lhes amplitude de ação dentro de parâmetros implicitamente bem claros de poder, conferindo-lhes status, a maioria, sobretudo os provindos da área “plebeia”, com predomínio de provenientes da chamada extrema-esquerda, todos eles fariam o que era suposto fazerem sem grandes sobressaltos.
Como D. Pedro I quisera espancar um Bispo porque dormia com uma mulher casada
Excerto da Crónica de D. Pedro, cap. VII, relatando como este quisera espancar um Bispo porque este dormia com uma mulher casada.
Contra os Abraços
Sobre a sobrevalorização dos abraços, que criam um escape às emoções, dão uma resposta pronta e inibem que essas sejam correctamente processadas, interrompendo-as. Isso faz com que não sejam autosuperadas, consequentemente trivializadas e apreendidas. Criam pessoas mimadas e emocionalmente dependentes, sempre prontas para se encostarem a alguém para lhes dar suporte, validação, aconchego e justificação para um sentimento ou emoção.
Crítíca: Parasita, Bong Joon-Ho, 2019
Uma família desempregada de quatro (pai, mãe, filho, filha), sobrevivendo numa cave, roubando internet de cafés e dobrando caixas de pizza, depara-se com a oportunidade de anexar-se à vida de outra família, explorando e consumindo os recursos da família hospedeira.
Edição: Setembro 2025
A retoma: Olimpíadas: uma prática cultural, procriação assistida e a lei, o papel da mulher no Estado Novo, intellectuals and political mistakes, assassinatos políticos e direitos, Marcelo e a sombra do pai, saltimbancos em Ibn Quzmán, codificar cereais com cores, um relógio para Otomo Sorin, instrumentos de música e materiais, os senhores de Portugal: 868–1044, D. Dinis sobre a guerra de D. Afonso, Edward Yang, Charlton Heston, romances do coração.
Decadent Sovereigns: Emperors Drowned in Excess
In history's annals, decadent rulers like Sardanapalus, Nero, Heliogabalus, and Emperor Yang of Sui embody absolute power turned to personal excess, blurring majesty and madness, hastening the fall of empires. This timeless caution resonates universally: here we explore their lives and indulgences.
As 3 burcas do café do Tavares
Era fim de tarde, a hora melancólica em que o sol se despede dos telhados. O Tavares, dono do café ExStasi, já tinha fechado a caixa. Foi então que dois agentes da PSP, em patrulha, detetaram três figuras imóveis, envoltas em negro, postadas ali, mesmo à porta do café.
Estudo de Caso: O Estádio do Restelo
Uma breve monografia em torno do Estádio do Restelo, com a intenção de demonstrar a importância deste espaço enquanto um verdadeiro repositório da identidade coletiva de Belém.
Sobre a diegese mitológica imigracionista
Os defensores do imigracionismo alegam que a migração é natural porque sempre existiu, mas esse argumento é falacioso: ignora os riscos atuais, o contexto de oito mil milhões de pessoas, a tecnologia que acelera deslocações e a fragilidade dos sistemas sociais modernos.
A Igreja e o Liberalismo Oitocentista Português
Investigação sobre o vintismo português, pouco explorado, analisando a visão miguelista e antiliberal do Padre José Agostinho de Macedo. Foca o choque clero/liberalismo após 1820 e busca clarificar o fenómeno, contribuindo para o seu estudo historiográfico.
O Relógio Oferecido por São Francisco Xavier a Ōtomo Sōrin em 1551
A história do encontro entre o Ocidente e o Japão no século XVI está repleta de episódios fascinantes, nos quais objectos mundanos ganham significados extraordinários. Um desses momentos ocorreu em 1551, quando o missionário jesuíta São Francisco Xavier ofereceu ao poderoso daimiô Ōtomo Sōrin um relógio mecânico europeu — acto carregado de simbolismo, estratégia e inovação tecnológica.
Lista com todos os Senhores de Portugal desde a presúria de Vímara Peres (868-873) até Mendo Nunes (1043-1044)
De Mumadona Dias até Mendo Nunes [1044], a sucessão em Portugal é praticamente dinástica. Antes disso, uma recolha de dados permite encontrar todos os senhores de Portugal desde Vímara Peres.
Intellectuals and Political Misjudgments: A Historical Analysis
On the historical tendency of intellectuals to err in political matters, with a focus on their naive embrace of communism and Marxist ideologies, tracing this pattern back to earlier periods. Drawing extensively on Thomas Sowell’s work and historical sources, we argue that intellectuals’ detachment from practical realities, coupled with their preference for utopian ideals, has consistently led to flawed political positions.
Manifesto de D. Dinis sobre a guerra feita pelo Infante D. Afonso e as destruições que assolavam o Reino.
Manifesto aos Portugueses feito pelo Augusto Senhor D. Dinis, a 15 de Maio de 1321, sobre a guerra feita pelo Infante D. Afonso, futuro D. Afonso IV, e as destruições que assolavam o Reino.
Os materiais dos Instrumentos Filarmónicos
Da madeira densa da granadilha ao brilho do latão, das peles naturais ao Kevlar moderno, cada material usado nos instrumentos de uma banda filarmónica transporta uma história de natureza, técnica e cultura. A escolha da matéria-prima não é apenas uma questão de construção: é ela que molda o timbre, a resistência e até a identidade da música que chega ao público.
Algumas Notas sobre Assassinatos e Direitos Civis
Onde se explica como muitos assassinatos políticos recentes — John Kennedy, Martin Luther King, Charlie Kirk — são motivados pela ideia de conquista e vinculação de direitos humanos, conceito problemático que tem merecido revisões nas últimas décadas.
Abril em Novembro
Entre 1973 e 1975, PS, MRPP e PCP disputaram espaço, mas foi o PCP quem dominou após o 25 de Abril. Contudo, as eleições livres de 1975 revelaram a sua fraqueza e instauraram a democracia. A direita, hoje, tenta valorizar o 25 de Novembro para desmerecer as primeiras eleições livres.
A Urgência de um Novo Laço
O conceito de laço como dimensão simbólica que une Portugal e Brasil, respeitando diferenças, numa defesa da psicanálise freudiana como prática plural e democrática, em oposição a totalitarismos e pensamentos únicos, afirmando a importância da linguagem e da diversidade.
As Demonstrações de Imaterialidade nos Jogos Olímpicos
Sobre de que modo os Jogos Olímpicos podem ser considerados práticas culturais imateriais, utilizando mais especificamente as suas cerimónias de abertura enquanto principal foco de debate, devido à sua natureza cultural e política.
O princípio da Dignidade da Pessoa Humana e a Procriação Medicamente Assistida
Sobre a procriação clinicamente auxiliada à luz do princípio da dignidade da pessoa humana, e o Acórdão do TC n.º 101/09, de 03 de março, onde se determina de que forma a dignidade da pessoa humana pode ser usada como instrumento de interpretação auxiliar e se tenta estabelecer o seu âmbito de aplicação subjetivo.
Encenar saltimbancos na Ibéria medieval
Numa canção de Ibn Quzmán, o poeta imagina-se na pele do líder de uma companhia itinerante de variedades — ou grupo de saltimbancos —, que alicia o público com um misto de números musicais, teatrais e circenses.
Edição: Agosto 2025
Em diante: inquisition as legal innovator, registo internacional de navios, mulheres Samburu, imagem de Camões, detesto ciclistas, gerontocracias, Madina do Boé, há mouros na costa, Inês Cannas, John Philip Sousa, padronização do tempo, Portugal nos armoriais estrangeiros, crónicas de Jean Froissart, Fátima de Canijo, abril pelas direitas.
Agricultura perene e codificada por cores: cientista português abre caminho para a produção alimentar do futuro
A edição genética pode tornar as culturas mais coloridas – e tornar a produção alimentar do futuro mais sustentável e resiliente. Na Universidade de Copenhaga, o cientista português Pedro Correia trabalha no desenvolvimento de cereais perenes que toleram alterações climáticas e podem ser reconhecidos por robôs agrícolas.
Feminismo e o papel da mulher na sociedade do Estado Novo
Análise do papel da mulher na sociedade do Estado Novo, explorando de que forma a política e o conservadorismo moldaram as expectativas em torno da feminilidade e da maternidade, enquanto, apesar da repressão, se assinalam resistências feministas ao regime.
A Padronização do Tempo
Sobre a padronização do tempo. A realidade nasce nas nossas mãos. Se temos dúvidas sobre a existência de algo, esticamos o indicador e tocamos-lhe. A conclusão da experiência fica por sua conta. As nossas mãos parecem, desta forma, ser o berço da realidade. Será mesmo assim?
John Philip Sousa: O Rei das Marchas e as Suas Raízes Portuguesas
A história da música para bandas não se pode escrever sem mencionar, em letras sonoras e destacadas, o nome de John Philip Sousa, um sinónimo de marchas militares, de desfiles vibrantes, de patriotismo norte-americano em forma de pauta. O compositor de The Stars and Stripes Forever era filho de um madeirense, e essa herança lusitana nunca deixou de o acompanhar.
Um breve estudo sobre as referências à rainha santa na literatura portuguesa
O impacto da vida e das lendas em torno da Rainha Santa Isabel na literatura portuguesa e, por inerência, na tradição popular.
A sombra do pai: a performance e a psicologia na Presidência de Marcelo Rebelo de Sousa
Há anos que se observa e intui que Marcelo vive, de certo modo, sob a sombra e a idolatria da figura paterna. Não se trata apenas de herança simbólica, mas de um modelo de comportamento que combina visibilidade, protocolo e gestão calculada da imagem pública. Mesmo sem pretensões psicológicas, a experiência e a observação sugerem que este padrão influencia profundamente a forma como Marcelo interpreta e exerce a Presidência.
Galeria: Obras de Inês Cannas
Galeria com trabalhos de Inês Cannas (Lisboa, 1967), artista visual que vive e trabalha em Lisboa e frequentou o Curso Avançado de Artes Visuais, Ar.Co – Lisboa, além da Licenciatura em Design, IADE Lisboa.
Uma Narrativa dos assuntos de Portugal após 1383
Uma das Narrativas Desconhecidas, num pergaminho alternativo das Crónicas de Jean Froissart, pelo cavaleiro João Fernandes Pacheco, dos assuntos de Portugal após 1383 [um excerto em muitos]
Há mouros na costa!
O fenómeno da escravatura de brancos e católicos no Norte de África desmente a ideia, demasiado simplificada, de que a escravidão moderna foi apenas um fluxo unilateral de africanos para as Américas. A realidade era bem mais complexa e interligada: enquanto Portugal e Espanha participavam activamente no tráfico negreiro atlântico, comunidades inteiras nas suas próprias costas eram vítimas de uma escravização exercida a partir do Magrebe.
Galeria: Inéditas armas de Portugal nos Armoriais Medievais estrangeiros
Uma breve galeria com armas de Portugal nos Armoriais Medievais estrangeiros, entre 1380 e 1486.
Edição: Junho 2025
Com toda a confiança: Fluxus, enfermeiras paraquedistas, estátuas de Lenine na Transnístria, slavery as a stepping stone, obras de Ana Vidigal, lidando com a Lídia, em louvor dos calvos, democracia e redes sociais, o lado errrado da história, mudança da hora, Manifestus Probatum, os besteiros do reino, uma vila medieval portuguesa, uma cantiga de escárnio, a direita radical e o ciborgue de Donna Haraway.
Madina do Boé…«Aqui Não Havia Messes»
De simbologia é feito o lugar do Boé. Alega-se ter sido aqui o início e o epílogo da guerra colonial da Guiné! Foi onde ocorreu uma das primeiras emboscadas que marcaram o início da luta de libertação do PAIGC e onde o partido de Amílcar Cabral proclama a independência do país, a 24 de Setembro de 1973, embora Portugal só a venha a reconhecer em Setembro de 1974.
Crítica: Fátima (João Canijo, 2017)
O que torna um filme cómico é certas pessoas (o realizador, os actores) fazerem coisas cómicas; e o que torna um filme azul é certas coisas (objectos filmados, a emulsão da película, a iluminação) serem azuis. Um filme religioso não é no entanto o resultado de certas pessoas fazerem coisas religiosas; ou de certos objectos terem a propriedade de ser religiosos. Fátima, de João Canijo, não é, apesar do título, um filme religioso.
Registo Internacional de Navios: Portugal, um Novo Atrator Fiscal?
Tal como as pessoas, também os navios necessitam de uma nacionalidade que os identifique. Se para as pessoas a nacionalidade dos progenitores, do cônjuge, o país de nascimento ou país de vivência por um longo período poderão definir a nacionalidade, para os navios, já não é bem assim: a nacionalidade concedida não tem de possuir alguma relação com a nacionalidade ou com o país de residência dos seus proprietários.
Crítica: Abril pelas direitas… foi bonita a festa, pá?, Rodrigo Pereira Coutinho e Paulo Jorge Teixeira
Apesar da produção extensa relativa ao Estado Novo e à transformação política subsequente, a expressão das direitas – liberais e social-democratas à direita, conservadores, reacionários e nacionalistas tradicionalistas – é minoritária nos discursos oficiais e historiográficos. Esta obra tenta colmatar essa hegemonia, reunindo 50 ensaios que capturam as múltiplas vozes e abordagens das direitas portuguesas.
Detesto ciclistas
Uma crónica sobre porque é que, nas cidades, se aplaude a morte de um forcado e se exige funeral digno para um caniche, enquanto no campo se enterra o cão no quintal com uma lágrima sincera e no dia seguinte se continua a lavrar.
Fotografias de Ana Frias
Galeria com trabalhos de Ana Frias. A Ana encontra-se atualmente a frequentar a licenciatura em Mediação Artística e Cultural na Escola Superior de Educação de Lisboa. Formada em Fotografia pela Escola Profissional de Imagem em 2016, tem desenvolvido projetos que exploram a interação entre tempo, espaço e palavra, com especial foco na fotografia de arquitetura. Além da fotografia, tem-se dedicado a projetos colaborativos, procurando novas formas de expressão e narrativas que aproximam.
Quando Lisboa é cercada de exércitos, um estudo histórico sobre a prática de um sitiado
Quando Lisboa é cercada de exércitos, um estudo histórico sobre a prática de um sitiado: excerto de Lisboa e a guerra (1367-1411), de Miguel Gomes Martins.
Gerontocracias e brigadas do reumático
Em Portugal, quando se pôs termo ao Estado Novo através do golpe militar de Abril de 1974, assistiu-se à substituição de uma elite conservadora, alicerçada militarmente na icónica brigada do reumático, por uma nova casta saída dos ventos do Maio de 68, impregnada de igualitarismo militante, utopismo internacionalista e vocação marxizante.
Principais Construtores de Instrumentos para Bandas Filarmónicas
Da tradição artesanal à inovação tecnológica, os maiores construtores de instrumentos musicais moldam o som das bandas filarmónicas em todo o mundo. Eis os nomes que estão por trás dos clarinetes, trompetes, tubas e percussões que dão vida às filarmónicas — marcas com séculos de história e uma missão comum: servir a música com excelência.
A construção da imagem de Camões como herói da pátria
Em 1825, Garrett publica Camões, marco do Romantismo português e da exaltação patriótica do poeta-soldado. A obra reforça o culto camoniano, destaca o escravo Jau e inspira literatura, arte e política. Camões torna-se símbolo eterno de Portugal.
Cronologia de Batalhas do Reino de Portugal de 1128 a 1200, com rácio Vitória/Derrota.
Um enunciado das batalhas do Reino de Portugal de 1128 a 1200, incluindo a menção do rácio Vitória/Derrota.
Heroísmo em Tolkien: Heróis improváveis
Tolkien recria o herói: não o aristocrata com dons divinos à maneira grega, mas o comum, como Samwise e Giles, que pela lealdade, amor e coragem frente ao inesperado se tornam grandes. O heroísmo, em Tolkien, nasce no ordinário e floresce em atos de sentido e sacrifício.
“Noise Against Fascism”
Sobre o paradoxo do “Noise” — género musical experimental, visto como antifascista — cuja origem remonta ao futurista e confesso fascista Luigi Russolo. Fascismo e antifascismo, apesar de se oporem, muitas vezes partilham raízes e métodos semelhantes.
Carta de Juan I de Castela ao Concelho de Múrcia, a notificar a derrota no campo de Aljubarrota
Texto original da carta de Juan I de Castela ao Concelho de Múrcia, a notificar a derrota no campo de Aljubarrota (em Sevilha, 29.08.1385)
The Inquisition as Legal Innovator
The Inquisition, despite its reputation, introduced key legal innovations for its time—such as standardized procedures, prisoner protections, regulated torture, and house arrest—that helped modernize and humanize judicial systems in Europe
O Humor como Escudo: A Sobrevalorização de Ricardo Araújo Pereira
Durante mais de duas décadas, Ricardo Araújo Pereira foi elevado pela imprensa e meio académico ao estatuto de referência intelectual do humor em Portugal, como também pensador, comentador, farol moral. Este fenómeno de canonização mediática é revelador de muito mais do que apenas do talento do próprio: mostra como, em Portugal, a crítica foi sendo substituída por reverência, e a verdadeira inteligência por um certo cinismo pós-moderno disfarçado de lucidez.
O Jogo pode Ajudar na Aprendizagem
Um estudo que destaca os benefícios e as melhores práticas para o uso de jogos como ferramentas educativas, promovendo abordagens inovadoras no ensino e na aprendizagem.
A Sinfonia do Bem-Estar: Aromaterapia, Massoterapia e Fitoterapia
As terapias complementares emergem como aliadas poderosas, oferecendo não apenas alívio, mas também uma conexão profunda com a natureza e o próprio corpo. Entre essas práticas, a aromaterapia, a massoterapia e a fitoterapia destacam-se por sua abordagem holística, trabalhando em sinergia para criar uma verdadeira sinfonia de cura, relaxamento e revitalização.
Maio de 68: O Lento Arder da Sede
Em Maio de 1968, enquanto jovens franceses protestavam por liberdade, em Portugal rapazes eram enviados para a guerra colonial. Retrato, com lirismo e dor, da partida no Niassa rumo à Guiné e o sofrimento dos soldados e das famílias no cais.
Uma Ordenação militar ao Concelho de Lisboa pelo Augusto Senhor D. Duarte [1436]
Excerto de Leitura Nova, Livro X da Estremadura, f. 208-209, representando uma Ordenação militar ao Concelho de Lisboa por D. Duarte, em 1436.
Que justiça quer construir para sua aldeia? O caso das mulheres Samburu
As experiências no território Samburu mostram como a implementação de um sistema de justiça restaurativa com uma perspectiva de gênero pode transformar profundamente a realidade de um território inteiro.
Obras de Ana Vidigal
Trabalhos da artista Ana Vidigal: técnica mistas sobre tela e papel, instalações site specific e colagens sobre cortiça.
Fluxus: Uma Antítese
Sobre um movimento tão dispersivo quanto idiossincrático, o Fluxus, um dos mais complexos fenómenos artísticos surgidos na década de sessenta do século passado, apresenta-se-nos hoje capaz ainda de resistir às mais (e menos) exigentes tentativas de interpretação e categorização.
Sobre Democracia e Redes Sociais
Sentados na comodidade da democracia burguesa que fingem desprezar, gritam que a ascensão da extrema-direita é culpa do algoritmo. Esquecem-se, como sempre, que a história não começou em 2024, nem em 1974, e muito menos com a primeira selfie dos políticos.
Transnístria: um Lenine, um edifício e coisas de um estado de faz-de-conta
Sobre a estatuária de Lenine na região da Transnístria, com referências a processos simbólicos geopolíticos numa leitura comparativa com outros fenómenos semelhantes.
Lidando com a Lídia
Alguns comentários sobre um discurso muito parcial e pouco unificador nas celebrações do dia de Portugal de 10 de junho de 2025 pela escritora Lidia Jorge.
Sobre como a Bula Manifestis Probatum não criou Reino algum, porque ele já existia
Na primeira História de Portugal conhecida, de Fernando Oliveira (séc. XVI), encontramos um ensaio muito interessante sobre a Bula Manifestis Probatum, que procura demonstrar o facto da Bula não criar Reino algum, porque ele já existia.
Crítica: Os perigos da direita radical: Bolsonaro, Ventura e não só!, de Carlos Martins
Publicado em 2023 pelas Edições Saída de Emergência, a obra de Carlos Martins propõe uma análise comparada da direita radical no período pós‑2ª Guerra Mundial. Destinado sobretudo a um público geral, mas com implicações relevantes para o debate académico, o livro apresenta os fundamentos históricos e ideológicos das correntes da direita radical.
A milícia dos Besteiros do Reino, a história dos mesmos
Excerto de A Arte da Guerra em Portugal, de Miguel Gomes Martins, sobre a história da milícia dos besteiros do reino de Portugal.
Em Louvor dos Calvos ou uma proposta de aproximação De Laude Calvorum de Hucbaldo ao Português
A História jamais se repete, embora as histórias que a compõe por várias vezes rimem. No século VIII, tal como no corrente, a figura calva foi vítima de variadas chacotas, o que levou o monge Hucbaldo, cuja reputação corria por toda a Europa, a compor um texto aliterativo, em latim, em defesa dos seus calvos congéneres. Aqui, propomos uma tradução em português da nossa autoria.
Mudança da Hora: uma história entre o tempo, a luz e os relógios
Hoje em dia, consideramos como certa a alteração da hora no último domingo de Março e no último domingo de Outubro. Esta prática, que se tornou uma norma comum em toda a União Europeia, nem sempre foi consensual ou linear. A mudança da hora tem raízes históricas profundas e está intimamente ligada à evolução da medição do tempo, à relojoaria e aos ritmos sociais e económicos das últimas gerações.
Uma Cantiga de Escárnio a um Nobre de Guimarães e à sua família, no tempo de D. Afonso III
Uma Cantiga de Escárnio a um Nobre de Guimarães [D. Rui Gomes de Briteiros] e à sua família, no tempo de D. Afonso III, por estes não armarem bem os seus homens para a Guerra (para o Português corrente).
Slavery from Aristotle to Fitzhugh: Between Savagery and Civilization
Historical thinkers like Aristotle, Ibn Khaldun, Sepúlveda, Montesquieu, Locke, Hegel, Kant, Mill, Carlyle, Fitzhugh, and Rousseau viewed slavery as a tool to civilize savage peoples. Through enforced labor, cultural mimicry, and imposed order, they believed it transformed chaotic societies into disciplined, productive ones, integrating them into higher systems of faith, reason, and industry.
O Teorema das Quatro Cores: Importância Filosófica
Qual o número mínimo de cores necessárias para colorir um mapa? Procura ilustrar-se como o processo de demonstração do Teorema das Quatro Cores alterou a Matemática a nível das práticas, das técnicas utilizadas e na sua Filosofia.
Edição: Maio 2025
Em sentido: espaços desportivos e memória, immigration in the usa, choro dos homens na literatura, direitos de seres sencientes, assédio e relações na academia, o engodo da Cocanha, guerra, meio-ambiente e boicote, tectos de rendas, 12 angry men, metaficção em Harvey, Tarantino gasto, Peter Lely e a nobreza inglesa, alcunhas medievais, as mulheres portuguesas.
Albatrozes — As Enfermeiras Pára-Quedistas na Guerra Colonial
Breve descrição com alguns depoimentos da vida e acções das enfermeiras pára-quedistas na guerra colonial portuguesa.
Sobre o ciclo anual de atividades rurais e comunitárias em uma vila medieval portuguesa
Excerto de José Mattoso sobre o ciclo anual de atividades rurais e comunitárias em uma vila medieval portuguesa, alinhado ao calendário litúrgico e às estações, com tarefas como matança de porcos, troca de ofícios, reparos no castelo, celebrações e gestão de recursos agrícolas e judiciais.
Edição: Abril 2025
Governo sombra: novidades tecnológicas na educação, mudança de sexo como fraude médica, autogestão da sogantal, metafísica do amor, racionalidade como sobrevivência, o que os outros vêem em nós, ano da física quântica, procissão de abril como celebração datada, Portugal medieval, artes visuais, os limites da ciência, cinema italiano e art of the deal.
Peter Lely: Galeria de Retratos da Nobresa Inglesa do séc. XVII
Abundante galeria com os trabalhos de Peter Lely, um pintor holandês que retratou numerosas figuras da corte inglesa de Carlos II, no século XVII.
Duarte Nunes de Leão sobre as mulheres Portuguesas
Trecho de Duarte Nunes de Leão, do séc. XVI, que escreveu um capítulo na sua "Descripçam do Reyno de Portugal" sobre as mulheres Portuguesas.
O Engodo da Cocanha
O mito de uma terra onde o vinho jorra das fontes, onde comida e bens estão à disposição de todos, onde o trabalho é desnecessário, o conforto e o bem-estar estão garantidos, assim como a eterna felicidade assente no prazer sem fim; … essa terra é Cocanha. Estamos no eterno caminho dessa terra mitológica que políticos e governantes invocam inconscientemente, brandindo-a em sua ideia como um engodo para obter suporte à sua governança.
Algumas alcunhas obscuras e cómicas na Idade Média Portuguesa
Algumas alcunhas obscuras e cómicas [tornadas apelidos] na Idade Média Portuguesa (adaptado de "O ser humano, fonte de humor na sua identificação", de Iria Gonçalves).
O Papel dos Espaços Desportivos Enquanto Repositórios de Memórias
Sobre como os espaços desportivos são capazes de transcender a sua materialidade e imobilidade para serem constituídos enquanto repositórios da memória coletiva, na medida em que podem ser tidos em conta como mais do que simples instalações destinadas à prática ou à exibição de desportiva.
Military, Geographical, and Cultural Differences Between the Vietnam and Iraq Wars: An American Perspective
On how the Vietnam and Iraq wars are defined by distinct strategic, operational, and environmental contexts, as they differed in military approaches, technological capabilities, logistical frameworks, geographical settings, and cultural dynamics. These differences shaped the experiences of American soldiers and the public’s perception of the wars.
A História e o Funcionamento Técnico das Horas Temporais
Vivemos num mundo onde o tempo é uniformemente medido, com cada hora a representar o mesmo intervalo. Nem sempre foi assim: Durante um período significativo da história, o tempo era ajustado às variações naturais do dia e da noite. Este sistema das horas temporais dividia o dia em 12 partes de luz e 12 partes de escuridão, cuja duração variava ao longo do ano, refletindo o ciclo das estações e respeitando os ritmos da natureza.
Sobre o costumeiro pão de cada dia do Português Medieval, um estudo de caso
Sobre o costumeiro pão de cada dia do Português Medieval, um estudo de caso — excerto de À mesa nas terras de Alcobaça em Finais da Idade Média, de Iria Gonçalves.
As Festividades do 25 de Abril: Uma Reflexão Crítica sobre o Legado da Revolução
Anualmente, uma procissão da burguesia intelectual de esquerda, advinda de toda a área metropolitana de Lisboa, já sem apoio relevante das antigas classes operárias, e à qual a maioria da população local de Lisboa é alheia, celebra um golpe de estado com cinquenta anos que já diz pouco à maioria dos portugueses.
A Palavra e a Imagem em diálogos (im)pertinentes
A palavra/imagem, o mote desta reflexão, versa sobre dois modos de ver: o visível e o ilegível, procurando estabelecer um diálogo pertinente ou, impertinente, no processo construtivo plástico entre a palavra e a imagem.
Sobre habitação: basculando entre imbecilidade e populismo
Sobre propostas políticas populistas de limite do valor das rendas de habitação e de comparações desadequadas entre realidades completamente distintas como Portugal e Holanda.
Reflexões sobre o Sentido da Vida no Cinema Italiano Contemporâneo
Análise de filmes do cinema italiano contemporâneo que exploram o sentido da vida, abordando temas como espiritualidade, relações humanas e crises existenciais com narrativas profundas e esteticamente ricas.
Resistance to Late 19th c. Irish and Italian Immigration and Contemporary South American Immigration in the USA
In the late 19th c., Irish and Italian Catholic immigrants faced opposition from native-born Protestant Americans who viewed their arrival as a threat to national identity, economic stability, and social order. Today, similar dynamics are evident in the resistance to South American immigration.
Crítica: Limites da Ciência, Jorge Calado, FFMS, 2021
Jorge Calado analisa os limites da ciência, destacando questões éticas, políticas e financeiras. Explora fraudes, financiamento e catástrofes, atualizando o livro com reflexões sobre a COVID-19. Uma crítica à descredibilização da ciência.
Sobre a Casa da Guarda dos Augustos Primeiros Reis de Portugal
Sobre a Casa da Guarda dos primeiros reis de Portuga, excerto de A Guerra Cristã na Formação de Portugal - 1128-1249, de Carlos Filipe Afonso.
The Disparity Between Islamic Ideals and the Treatment of Women in the Modern Muslim World: A Cultural and Historical Analysis
On how the poor treatment of women in contemporary Muslim-majority societies stems not primarily from Islam’s core teachings but from the persistence of pre-Islamic cultural traditions, amplified by selective scriptural interpretations, historical shifts, and modern political agendas.
Edição: Março 2025
Manutenções climáticas: revoluções liberais, marketing social, gatekeeping e newsmaking, WW2: europa e Ucrânia, neoconservadores = comunistas, Aristófanes, uma presidência da Cristina, história de Portugal, palavras mal usadas, novidades da filosofia, Sinais de Fogo, Mulholland Drive, comédia e fotografia.
Novas realidades tecnológicas na Educação
Sobre o impacto das novas tecnologias na educação, destacando como ferramentas como realidade aumentada, inteligência artificial e plataformas digitais estão a transformar o ensino, promovendo experiências de aprendizagem mais interativas e personalizadas.
Big Boys Do Cry — O Choro dos Homens na Literatura Clássica
Sobre o choro de homens em uma sociedade que muitos consideram incentivadora de uma cultura masculina anti-sentimentos.
As características que os outros veem em nós e que não reconhecemos: máscara social ou falta de autopercepção?
Serão as características que os outros percepcionam de nós um reflexo de uma dimensão que não percebemos, ou representam apenas um papel que desempenhamos, moldado pelo contexto e pelas expectativas sociais, uma máscara?
A racionalidade: de mecanismo básico de sobrevivência a faculdade de pensamento
Sobre como a racionalidade é um mecanismo básico de sobrevivência que os humanos aplicam a uma vastíssima gama de situações, muitas das quais não têm a ver com a sobrevivência, mas resultam de fatores culturais.
Prolegómenos a uma Metafísica Do Amor
Exploração de uma metafísica do amor, analisando o eros como força unificadora e transgressora, com base em Bataille e textos clássicos. Examina-se o amor-paixão, sua relação com a morte e a necessidade de confissão para compreendê-lo, destacando sua natureza enigmática.
Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica
A UNESCO declarou o ano de 2025 como Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica. Foi uma ideia feliz: a Física Quântica mudou definitiva e radicalmente as nossas vidas, e faz todo o sentido assinalar este 100º aniversário.
Veias de Lisboa em Transe
Série temática de fotografias dedicadas à cidade de Lisboa, da autoria de Beatriz Rijo, focadas em cenas da paisagem urbana.